Corrente de Consciência

"Escrever é procurar entender, é procurar reproduzir o irreproduzível, é sentir até o último fim o sentimento que permaneceria apenas vago e sufocador." Clarice Lispector

web tracker

janeiro 13, 2007

É tudo uma questão de ponto de vista

Já ouvi dizer muita coisa acerca do Gato Fedorento. e da sua (in)capacidade de criar humor. Há quem diga que já começaram a perder a graça, situação com a qual cheguei a concordar em dois momentos distintos. O primeiro deles deu-se ao assistir a um dos seus programas por altura das festividades de 2006. De facto, devo concordar que nesse episódio de "Diz que é uma espécie de magazine" os sketches foram especialmente insípidos e sem grande capacidade de captar a atenção de uma espectadora assídua e visitante habitual do blog. Ou isso ou a minha inteligência não era suficiente para entender a reviravolta de cada um dos momentos de humor - será esse o verdadeiro humor inteligente que tanto se apregoa hoje em dia?
O segundo momento foi de facto ter de assistir a um episódio repetido de GF quando parecia que estavam de volta depois do Natal e Ano Novo. Não. Era uma repetição, e do tal programa especialmente sem graça. Foi aí que comecei a pensar: "Pois, o meu cérebro deve estar mesmo entorpecido. Mesmo à segunda tentativa não consigo perceber onde está a graça". Só depois de conversar com outras pessoas percebi que de facto aquilo não teve piada nenhuma. Fiquei mais descansada.
Apesar de tudo isto, também há quem ache que eles são extremamente talentosos e dotados de grande inteligência. Ora, eu tenho de concordar. Se virmos bem, os temas e textos são de grande qualidade; os sketches então têm imensa piada - e mais ainda porque são um retrato quase 100% fiel da realidade. Além disso, assisti à Grande Entrevista com o RAP e não me venham dizer que ele não é inteligente. Só mesmo visto a capacidade de argumentação dele para com a Judite de Sousa. Como me disse alguém na altura, "ele sabe umas coisas". Bem, ele sabe muitas coisas! Falou de autores que até a Judite me pareceu desconhecer - e acho que todos sabemos como essa gente de televisão pensa que sabe tudo sobre qualquer tema. Mas não é só o RAP. Todos os Gatos estão de parabéns pela qualidade humorística que têm vindo a demonstrar desde 2003. E espero que continuem a fazê-lo durante mais algum tempo.
É claro que mais cedo ou mais tarde o pior vai acontecer: surgirão outros humoristas, outros Gatos. É o ciclo normal das coisas. Mas que não seja para já. Não desistam do Gato Fedorento.

1 Comments:

  • At domingo, 14 janeiro, 2007, Anonymous Anónimo said…

    e aki fica um dos meus sketches preferidos:
    http://www.youtube.com/watch?v=55ns3ODeg5g

     

Enviar um comentário

<< Home